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Aplicativo facilita a segurança portuária nos terminais do cais santista
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em ação conjunta com a Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai/SP), lançou em Santos no início desta semana, um aplicativo que facilitará a troca de informações sobre segurança portuária. O Aplicativo de Comunicação de Acidentes e Incidentes – Cepai tem o objetivo de integrar e agilizar a comunicação entre terminais e autoridades no momento das ocorrências, acelerando as ações conjuntas e minimizando possíveis desencontros de informações. Membros de terminais arrendados, Terminais de Uso Privado (TUPs), operadores portuários e empresas de soluções em segurança estiveram presentes no evento, além da Marinha do Brasil, Polícias Federal e Militar do Estado de São Paulo, a Santos Port Authority (SPA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).
Na ocasião, foram dados exemplos de ocorrências portuárias a fim de serem expostas as funcionalidades do aplicativo. Com a ferramenta, será possível classificar as eventualidades por gravidade, quantidade de vítimas e resumo do ocorrido. Há, também, a permissão da inserção de até três imagens da ocorrência e o acompanhamento dos registros será permitido aos usuários. A partir de agora, os terminais localizados nos complexos portuários de Santos e São Sebastião usarão a nova ferramenta.
Aplicativo
A ideia da produção do aplicativo surgiu em 2016, após a ANTAQ verificar a necessidade de se registrar os acidentes e incidentes ocorridos nos portos da região. Ex-alunos da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) desenvolveram, portanto, a ferramenta: foram realizados vários ensaios em laboratórios envolvendo seis terminais santistas. Em uma segunda etapa de testes, ocorrências fictícias foram simuladas visando seu aperfeiçoamento, onde definiu-se que um e-mail será enviado aos agentes fiscalizadores imediatamente depois do registro da ocorrência, tornando o processo fiscalizatório ainda mais célere. A previsão é de que até o início de janeiro o aplicativo esteja em operação.
FONTE: SINDISAN.