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Demora no atendimento na Deicmar é relatada por associadas e levada à direção do terminal.

21 de setembro de 2023

Desde a última semana, diversas empresas associadas ao Sindisan têm enviado mensagens com inúmeras queixas sobre a demora no atendimento do terminal da Deicmar. Segundo as informações, os caminhões estavam ficando muitas horas aguardando para carregar.

A fim de buscar soluções para o problema, o presidente do Sindisan, André Neiva, entrou em contato com o diretor operacional da Deicmar/Bandeirantes, Marcio Gracino, e foi informado de que o terminal estava realmente com dificuldades no atendimento, mas que tudo retornaria à normalidade nesta segunda-feira (18).

Em seguida, a diretoria comercial soltou uma nota com o seguinte teor: “Informo através desse que, devido a uma série de intercorrências alheias à nossa vontade e programação, estamos com problemas no acesso ao terminal CLIA DEICMAR, o que está gerando atraso e acúmulo em nossas operações. Aliado a este fator pontual, o terminal está passando (em fase final) por obras estruturais significativas em toda sua área, que visam promover a melhoria e inovar seus processos operacionais, resultando em maior velocidade e qualidade aos nossos clientes, parceiros e fornecedores. De imediato, estaremos isentando as taxas de reagendamento, caso qualquer transportador prefira transferir seus horários/datas e iremos dar um parecer com previsão de tempo até a finalização de carregamento aos casos críticos. Ainda, todos nossos esforços estão voltados para resolver o problema e atendê-los da melhor forma possível. Por último, este comunicado é direcionado especificamente ao SINDISAN, não podendo ser utilizado ou divulgado como informação de mercado”.

Neiva solicitou ao terminal, prioritariamente, que fornecesse refeições aos motoristas e ainda que liberasse os mesmos para ir para casa, quando tivesse a certeza de que a operação iria ser muito demorada. As reivindicações foram atendidas.

Hoje, dia 18, novamente o terminal foi procurado e a informação foi a de que a situação já melhorou, mas as refeições continuarão sendo oferecidas. Segundo os representantes da Deicmar, a forma de retirar os contêineres no operador portuário foi alterada e ainda existem algumas pendências, mas nada que atrapalhe o carregamento.

Algumas empresas estão questionando sobre a possibilidade de cobrança de estadia e,  nesse sentido, segue o link para consulta à Lei 11.442: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11442.htm

O Sindisan informa que desde o início a DEICMAR mostrou-se receptiva à discussão do assunto e que o sindicato continuará agindo para auxiliar as empresas de transporte e agilizar suas operações.

Fonte: Sindisan.