Nosso

Blog

Muito além de uma cor, Outubro Rosa é o mês da conscientização

8 de outubro de 2020

Diversas ações ao redor do mundo são preparadas especialmente para conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama.

Outubro é rosa. E isso significa que, do primeiro ao último dia desse mês, diversas ações ao redor do mundo – inclusive aqui no Brasil – são feitas para conscientizar e alertar as pessoas sobre o câncer de mama.

Movimento criado nos Estados Unidos, o Outubro Rosa acontece anualmente desde que a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou uma corrida para encontrar a cura do câncer de mama na década de 90. Nessa corrida, foram distribuídos laços cor-de-rosa para todos os participantes, o que acabou se tornando o símbolo das campanhas.

Este ano, o movimento que preza pela importância do diagnóstico precoce do câncer de mama foi batizado aqui no Brasil como “Quanto antes melhor” pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), e tem o objetivo de fazer com que mais mulheres adotem hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas e boa alimentação, por exemplo.  

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é uma doença que multiplica, de forma desordenada, células anormais da mama, causando um tumor. Segundo dados de 2018 do Atlas de Mortalidade por Câncer, a doença já matou mais de 17 mil mulheres só no Brasil, e atingiu, em 2020, mais 66 mil pessoas, conforme estimativas do INCA.

Fique atenta aos sinais e sintomas!

O aparecimento de um caroço ou nódulo é o principal sintoma do câncer de mama. Além dele, você precisa ficar atenta a outros sinais, como:

– Pele avermelhada e coceira
– Pele áspera tipo casca de laranja
– Alterações no mamilo
– Nódulos nas axilas ou no pescoço
– Líquidos desconhecidos que saem do mamilo

Algumas dicas para você se proteger

Alguns hábitos saudáveis podem ser adotados por você no dia a dia para evitar o câncer de mama. Eles são:

– Praticar, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas moderadas durante a semana
– Se alimentar de três em três horas de forma saudável
– Evitar bebidas alcóolicas e alimentos muito gordurosos
– Realizar amamentação prolongada – o que também gera maior proteção ao bebê

Fonte: SETCESP