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Secretário do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, defende ações convergentes com a Agenda de Logística do Setor Químico
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou, no dia 22 de maio, na Câmara do Deputados, o XIX Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. A Reforma da Previdência e a Infraestrutura do País foram os temas abordados no evento em dois painéis de debates.
O secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou do painel dedicado a debater a infraestrutura do País. Sampaio explicou que as melhorias na infraestrutura ferroviária e portuária são importantes para viabilizar a integração modal, para isso é necessário aumentar o uso da navegação de cabotagem o que irá possibilitar fluxos de exportação, que podem contribuir para melhorar a balança comercial.
O secretário também afirma que melhorar os portos trará como consequência um melhor fluxo na logística nacional o que irá beneficiar inclusive os caminhoneiros, pois possibilitará que as viagens com distâncias menores (até 500km) sejam feitos pelo modal rodoviário, o que melhoraria as condições de descanso do motorista e ao mesmo tempo aumentaria o número de viagens.
As palavras do secretário estão de acordo com o priorizado pela Agenda Estratégica de Logística do Setor Químico, que propõe a racionalização da matriz de transportes nacional, o uso do modal adequado e suas integrações conforme as distâncias a serem percorridas e apontam para uma migração natural para o modal aquaviário e ferroviário, incluindo a navegação de cabotagem para atendimento aos trajetos de longas distâncias, ferrovias conectando diretamente os portos para tornar a logística mais eficiente e competitiva, além da melhoria nas rodovias, que seriam usadas para atender as menores distâncias, o que propiciará melhorias ambientais e na segurança logística.
Também participaram do painel a coordenadora de Licenciamento de Transportes do Ibama, Clarisse Santos Veloso; o diretor superintendente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Flávio Freitas; o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno; representando o diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vinicius Ladeira; o deputado Edinho Bez (MDB/SC) e o vice-presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, senador Wellington Fagundes (PR/MT), ambos da Frente Parlamentar Mista de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog). As discussões foram conduzidas pelo deputado Nicoletti (PSL- RR).
No painel sobre a Reforma da Previdência, outro ponto focal do Seminário, o secretário Especial da Previdência Social, Rogério Marinho, detalhou a proposta enviada pelo Governo Federal e começou dizendo que a logística no Brasil se associa à questão do transporte, principalmente em relação ao transporte rodoviário. Marinho defendeu que os fundamentos da discussão que ocorre no Brasil sobre a nova previdência social são a garantia de mais segurança jurídica para que se empreenda uma série de transformações. O secretário acredita que há um clima diferente no País e no Congresso para a aprovação da reforma e lembrou que mais de 60% da população acha que há a necessidade de se reestruturar os gastos previdenciários. Também participaram do painel o advogado trabalhista e assessor da NTC&Logística, Narciso Figueirôa Junior; e o Estrategista Chefe Global da XP Investimentos, Daniel Cunha.
Para fotos e mais informações sobre o XIX Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, clique aqui.
Fonte: ABIQUIMhttpss://www.abiquim.org.br/comunicacao/noticia/8155