Nosso

Blog

ABTP comemora 30 anos de história

10 de maio de 2019

A ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários) completou 30 anos de história no dia 5 de abril de 2019. Para celebrar a efeméride, a associação promoverá uma solenidade no próximo dia 14 de maio, em Brasília. O evento será realizado na sede da CNT,  às 16h.

Na oportunidade, haverá debate com representantes de players do setor, governo e entidades do setor portuário.  

Entre as autoridades confirmadas no evento, estão o presidente da CNT, Vander Costa; o secretário Executivo dos Transportes, Marcelo Sampaio; o secretário da Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, Diogo Piloni; e os diretores da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Mário Povia, Adalberto Tokarski e Francisval Mendes.  

A ABTP é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega 63 terminais portuários públicos e privados, distribuídos em mais de 11 estados.

Hoje, no Brasil, mais de 95% dos produtos, que entram e saem do país, via importação e exportação, passam pelos portos. 

Só em 2018, o setor portuário nacional – que compreende portos organizados e terminais privados – movimentou 1,1 bilhão de toneladas de carga, segundo dados da Antaq. O crescimento foi de 2,7% em relação a 2017.

Os portos públicos movimentaram 374 milhões de toneladas em 2018, um aumento de 2,6% em comparação com 2017, quando foram movimentados 365 milhões de toneladas.

Os terminais privados movimentaram 743 milhões de toneladas no ano passado, um acréscimo de 2,8% em relação ao ano anterior, cuja movimentação foi de 723 milhões de toneladas.

Serviço

Aniversário ABTP – 30 AnosData: 14 de maio
Horário: 16h às 18h 

Local: Confederação Nacional do Transporte, Ed. Clésio Andrade – Torre A, 4º andar.

Endereço: SAUS, Quadra 1, Bloco J.  

Fonte:CNT httpss://www.cnt.org.br/agencia-cnt/abtp-comemora-30-anos-historia