Nosso

Blog

Porto bate recorde de movimentação de cargas no semestre

10 de agosto de 2017

O mês de junho foi considerado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) como o mês de maior movimentação no primeiro semestre na história do Porto de Santos. No balanço divulgado pela Autoridade Portuária, durante o mês, passaram pelo complexo portuário 11 milhões de toneladas de cargas, superando em 7,8% o mesmo período de 2016, que também havia sido considerado recorde.
Os primeiros seis meses deste ano também ultrapassaram as quantidades que circularam pelo cais santista. Até junho, foram 61 milhões de toneladas contra 57,7 milhões de toneladas no primeiro semestre do ano passado, o que representa uma variação de 5,7%. O destaque fica por conta das cargas de soja, açúcar, milho e contêineres.
De acordo com a Gerência de Estatísticas da Codesp, a maior movimentação ocorreu com as cargas do complexo soja (que inclui o produto em grão e farelo), com a marca de 2,6 milhões de toneladas embarcadas em junho. O crescimento é de 18,7% em relação ao ano anterior, quando o registro foi de 2,2 milhões de toneladas. No acumulado do ano, são 17,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 7,7%.  Mesmo na fase final do escoamento da safra, a Codesp projeta que a commodity deve chegar a 20 milhões de toneladas até o final do ano.
Já a segunda carga mais movimentada no complexo portuário santista, o açúcar, registrou queda no mês em relação a junho de 2016, passando de 2,2 milhões de toneladas para 1,9 milhão de toneladas. Mas a Docas afirma na divulgação do balanço, que, apesar da queda no mês, o resultado acumulado do ano também é recorde.

Foram 8,8 milhões de toneladas exportadas de janeiro a junho de 2017, o que significa 6,3% a mais do que o ano passado.
O milho, considerada a terceira carga mais movimentada, teve o início da safra antecipada e registrou o embarque de 489,1 mil toneladas em junho. Como a commodity entra na fase de maior exportação no segundo semestre, a previsão de embarque é de mais 12,5 milhões de toneladas até dezembro.
“O crescimento da exportação só foi possível por conta da soja, que representou sozinha um avanço de mais de 7% na movimentação”, analisa o consultor portuário Fabrizio Pierdomenico, que atribui quase que exclusivamente ao agronegócio o bom desempenho do semestre do Porto de Santos.
E é a produção da soja que também faz com que a importação tenha destaque no cais santista. O adubo, que teve um crescimento de 47,2% em relação a junho do ano passado, serve para a preparação da próxima safra do grão.
Contêineres
O transporte em contêineres cresceu 15,1% em relação a junho de 2016. Ao todo, foram 333 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). No acumulado do ano, o crescimento é de 6,3% em relação aos seis primeiros meses de 2016, com 1,7 milhão TEU movimentados, contra 1,6 milhão TEU no primeiro semestre do ano passado.
Projeção
No início do mês passado, a Codesp revisou a previsão de movimentação de cargas para 2017, apostando em um aumento de 10 milhões no volume de mercadorias movimentadas em 2016. A estimativa foi considerada pela Docas como conservadora, uma vez que não se levou em conta o cenário mais otimista da economia. Pelo levantamento, o volume transportado na região deverá ultrapassar a marca de 123 milhões de toneladas.

 

Por www.setcesp.org.br

Link(s) Relacionado(s): www.setcesp.org.br