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Porto de Santos terá Centro Integrado de Comando Operacional

9 de fevereiro de 2017

A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) lançou, como parte das comemorações do aniversário de 125 anos do Porto de Santos, o projeto para construção do Cicop (Centro Integrado de Comando Operacional). A estrutura será implantada entre as instalações do Corredor de Exportações de Grãos, na Ponta da Praia, e o Terminal Pesqueiro Público de Santos.

 

No Cicop atuarão, em conjunto, diversos órgãos, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Portuária e Base do Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos, Guarda Municipal, Polícia Federal, Exército e Marinha. A edificação será uma torre de 125 metros e terá, também, um espaço-mirante, de uso turístico, com implantação de elevador panorâmico. Conforme a Codesp, o principal objetivo do projeto é que a torre fique em ponto elevado, às margens do estuário, a fim de proporcionar a máxima varredura visual possível.

 

O Porto de Santos também está aprimorando o controle de tráfego de embarcações, com um novo sistema que tecnológico que tornará mais eficiente a gestão do canal de navegação para acesso ao complexo portuário. Dez funcionários já atuam no CCVTMIS (Centro de Controle de Tráfego de Embarcações). Isso deve aumentar a segurança, melhorar a logística, aumentar a produtividade, além de fortalecer a defesa do meio ambiente marinho, por meio de monitoramento de efluentes e das variáveis ambientais, como marés, direção dos ventos e dados das águas do estuário.

 

Dragagem

 

Além disso, foi assinado o contrato para a realização da dragagem do Porto de Santos. A obra, no valor de R$ 369 milhões, viabilizará o aumento do calado dos canais de acesso, das bacias de evolução e dos berços de atracação do terminal santista. Isso deve aumentar a segurança da navegação.

 

A empresa responsável pelas obras a Van Oord. Ela terá 17 meses para conclusão dos serviços, divididos em 6 meses para apresentação do projeto básico e 11 para execução.
Estima-se que a cada centímetro de ganho de profundidade será ampliada a capacidade das embarcações em até oito contêineres – média de 100 toneladas.

 

Porto de Santos

 

Inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, o Porto de Santos é, hoje, o maior porto organizado (porto público) do Brasil. Por ele passa um terço dos produtos movimentados no Brasil. Em 2016, 113,8 milhões de toneladas passaram pelo porto: as importações registraram volume de 32,4 milhões de toneladas; já as exportações acumularam 81,4 milhões de toneladas no período. No total, ocorreram 4.723 atracações no ano de 2016.

 

Porto de Santos

Porto de Santos

 

Por www.setcesp.org.br

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